GLOSSÁRIO COVID-19

Adjudicação
Descrição: É o ato pelo qual a Administração atribui ao licitante vencedor o objeto da licitação. Também pode ser usado para descrever a última fase do processo de licitação que nada mais é do que o ato que dá a expectativa de direito ao vencedor da licitação, ficando a Administração obrigada a contratar exclusivamente com aquele adjudicado. Entretanto, mesmo a empresa sendo adjudicada vencedora, não existe obrigatoriedade de contratação ou compra por parte da Administração.
Fonte:
Arrecadação
Descrição: Segundo estágio da receita pública, consiste no recebimento da receita pelo agente devidamente autorizado. É o processo pelo qual, após o lançamento dos tributos, realiza – se seu recolhimento aos cofres públicos; É o ato de recebimento do imposto do contribuinte pelas repartições competentes e manifesta-se em dinheiro, de acordo com leis e regulamentos em vigor sob imediata fiscalização das respectiva chefia; Arrecadação da receita consiste em cobrar os tributos, recebê-los e guardar o numerário respectivo, podendo ser direta (por coleta, por unidades administrativas e por via bancária) ou indireta (arrendamento, retenção na fonte e estampilha).
Fonte:
Casos prováveis de COVID-19
Descrição: Refere-se a todos os casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como provável infecção pelo novo Coronavírus.
Fonte:
Casos confirmados de COVID-19
Descrição: Indivíduo com confirmação laboratorial para COVID-19, independente de sinais e sintomas.
Fonte:
Casos descartados de COVID-19
Descrição: Caso suspeito com resultado laboratorial negativo para 2019-nCoV ou confirmação laboratorial para outro agente etiológico ou caso que não preencha os critérios de definição de caso suspeito.
Fonte:
Chamamento Público
Descrição: Procedimento destinado a selecionar órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta, de qualquer esfera de governo, consórcio público ou entidade privada sem fins lucrativos para firmar convênio ou contrato de repasse.
Fonte:
Checklist
Descrição: Lista de itens previamente estabelecida para certificar as condições de um serviço, produto, processo ou qualquer outra tarefa. Seu objetivo é atestar que todas as etapas ou itens da lista foram cumpridas para que determinado resultado seja alcançado de forma sistemática. É uma ferramenta de controle.
Fonte:
Contrato
Descrição: Acordo ou ajuste em que os participantes tenham interesses diversos e opostos, isto é, quando se desejar, de um lado o objeto do acordo ou ajuste, e do outro lado a contra prestação, ou seja, o preço. No contrato devem estar estabelecidas com clareza e precisão as cláusulas com os direitos, obrigações e responsabilidade da Administração e do particular. É comum em muitos editais de licitações, acompanhar em anexo, a minuta do contrato a ser celebrado.
Fonte:
Coronavírus
Descrição: Um grupo de vírus capaz de causar doenças em humanos e animais. O novo Coronavírus, conhecido como SARS-CoV2, causa a doença Covid-19.
Fonte:
COVID-19
Descrição: Doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).
Fonte:
Crédito Extraordinário
Descrição: Destinado ao atendimento de despesas urgentes e imprevisíveis, em caso de guerra, subversão interna ou calamidade publica. É autorizado e aberto por medida provisória, no caso da União, por decreto, no caso dos Estados e Municípios, podendo ser reaberto no exercício seguinte nos limites de seu saldo, se o ato que o autorizou tiver sido promulgado nos últimos quatros meses do exercício.
Fonte:
Decreto
Descrição: (1) Lato sensu, todo ato ou resolução emanada de um órgão do Poder Público competente, com força obrigatória, destinado a assegurar ou promover a boa ordem política social jurídica, administrativa, ou a reconhecer, proclamar e atribuir um direito, estabelecido em lei, decreto legislativo, decreto do Congresso, decreto judiciário ou judicial (2) Mandado expedido pela autoridade competente: decreto de prisão preventiva, etc (3) Ato pelo qual o chefe de governo determina a observância de uma regra legal, cuja execução é de competência do Poder Executivo e (4) Stricto sensu, qualquer sentença proferida por autoridade judiciária.
Fonte:
Despesa Pública
Descrição: (1) Em sua acepção financeira, é a aplicação de recurso pecuniários em forma de gastos e em forma de mutação patrimonial, com o fim de realizar as finalidades do Estado e, em sua acepção econômica é o gasto ou não de dinheiro para efetuar serviços tendentes aquelas finalidades. (2) Compromisso de gasto dos recursos públicos, autorizados pelo poder competente, com o fim de atender a uma necessidade da coletividade prevista no orçamento.
Fonte:
Dispensa de licitação
Descrição: Contratação direta por meio da qual a administração está desobrigada de realizar procedimento licitatório, sendo adotada nas hipóteses prevista em lei. A Dispensa de licitação serve para desburocratizar o processo licitatório, tornando a contratação mais rápida, pois visa atender necessidades iminentes.
Fonte:
Distanciamento Social
Descrição: Recomendações a fim de reduzir a propagação da COVID-19, como manter pelo menos um metro de distância das pessoas e evitar aglomerações
Fonte:
Edital de licitação
Descrição: Documento que enumera todas as condições que devem ser cumpridas pela administração e pelos licitantes em um processo licitatório.
Fonte:
Empenho de despesa
Descrição: Ato emanado de autoridade competente, que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição; a garantia de que existe o credito necessário para a liquidação de um compromisso assumido; é o primeiro estagio da despesa publica, de acordo com a Lei Federal n° 4.320/1964.
Fonte:
Estado de emergência
Descrição: Se caracteriza pela iminência, ameaça de danos à saúde e aos serviços públicos. Cabe ao Prefeito avaliar a situação e decretar emergência ou calamidade, casos em que há possibilidade de obtenção de recursos federais e estaduais facilitada.
Fonte:
Estado de calamidade
Descrição: Decretado quando os danos à saúde e aos serviços públicos se instalam. Cabe ao prefeito avaliar a situação e decretar emergência ou calamidade, casos em que há possibilidade de obtenção de recursos federais e estaduais facilitada.
Fonte:
Favorecido
Descrição: Representa o credor, a pessoa física ou pessoa jurídica, o fornecedor de bens ou serviços para a Administração Pública.
Fonte:
Homologação
Descrição: É o ato pelo qual é ratificado todo o procedimento licitatório e conferido aos atos licitatórios aprovação para que produzam os efeitos jurídicos necessários. Corresponde à aprovação do procedimento licitatório pela autoridade competente, atestando que o mesmo deu-se de forma regular, sem vícios que maculem sua legalidade.
Fonte:
Isolamento Social
Descrição: Ação de afastamento dos indivíduos infectados por uma doença até a recuperação, com o objetivo de impedir a transmissão para indivíduos saudáveis.
Fonte:
Lei
Descrição: Regra geral e permanente a que todos estão submetidos. Preceito escrito, formulado solenemente pela autoridade constituída, em função de um poder, que lhe é delegado pela soberania popular, que nela reside a suprema força do Estado.
Fonte:
Lei Ordinária
Descrição: Complementa as normas constitucionais, devendo ser aprovada por maioria simples, ou seja, pela maioria dos presentes à reunião ou sessão da Casa Legislativa respectiva no dia da votação.
Fonte:
Licitação
Descrição: Processo pelo qual o Poder Publico adquire bens ou serviços destinados à sua manutenção e expansão. São modalidades de licitação: convite, tomada de preços, concorrência pública, leilão e concurso público. É um processo administrativo, isonômico, na qual a Administração seleciona a proposta mais vantajosa, menos onerosa e com melhor qualidade possível, para a contratação de uma obra, de um serviço, da compra de um produto, locação ou alienação. A licitação não pode acontecer de forma sigilosa, sempre deverá ser pública, respeitando o direito da publicidade, acessível a qualquer cidadão.
Fonte:
Liquidação
Descrição: É o estagio da despesa pública, onde apura-se o direito do credor. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do crédito. Essa verificação tem por fim apurar: a origem e o objeto do que se deve pagar a importância, para; a importância a pagar; e, a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.
Fonte:
Lockdown
Descrição: Termo em inglês que caracteriza o grau mais extremo do distanciamento social. É uma medida imposta para que as pessoas cumpram de fato o período de isolamento social. Todas as atividades são paralisadas, com exceção daquelas consideradas essenciais. As pessoas que desrespeitam as regras impostas pelo lockdown podem sofrer uma série de punições.
Fonte:
Medida Provisória
Descrição: Instrumento com força de lei, adotado pelo Presidente da República, em casos de relevância e urgência. Produz efeitos imediatos, mas depende de aprovação do Congresso Nacional para transformação definitiva em lei. Os demais entes federados também podem criar Medida Provisória, devendo ser observada a simetria. Dessa forma, caso um Município crie Medida Provisória, por exemplo, a iniciativa será do Prefeito.
Fonte:
Modalidade de Licitação
Descrição: É a forma como o processo de compra de produtos e serviços públicos será conduzida, levando em conta o valor da compra e as características do objeto que será licitado.
Fonte:
Nota de empenho
Descrição: Documento que materializa o empenho e deve conter todas as especificações do gasto, a identificação do credor, o valor correspondente à despesa a ser realizada, devendo ainda indicar o valor deduzido da dotação orçamentária por onde ocorrerá o gasto.
Fonte:
Nota técnica
Descrição: Documento elaborado por técnicos especializados em determinado assunto, sendo emitida quando identificada a necessidade de fundamentação formal ou informação específica da área responsável pela matéria e oferece alternativas para tomada de decisão.
Fonte:
Ofício circular
Descrição: Instrumento de comunicação escrita expedido por autoridade pública sobre assunto de ordem administrativa ou predominantemente oficial e encaminhado para múltiplos destinatários. Dá-se como forma de comunicação com entes externos à organização emitente.
Fonte:
Pandemia
Descrição: É a disseminação mundial de uma nova doença.
Fonte:
Portaria
Descrição: Instrumento normativo infralegal utilizado pela Administração Pública, o qual pode possuir modalidade geral, especial, interna ou externa, utilizado para determinar o cumprimento de uma instrução ou de várias simultâneas.
Fonte:
Pregão Eletrônico
Descrição: Modalidade de licitação em que a disputa pelo fornecimento de bens ou serviços comuns é feita em sessão pública, com a utilização de recursos de tecnologia da informação. O oferecimento de propostas e lances é feito exclusivamente pela internet.
Fonte:
Previsão de receita
Descrição: Estágio da receita que implica no planejamento e estimativa da arrecadação das receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária. É a etapa que antecede a fixação do montante de despesas que irão constar nas leis de orçamento, além de ser base para se estimar as necessidades de financiamento do governo.
Fonte:
Quarentena
Descrição: Ação de isolamento de indivíduos sem sintomas, pelo período máximo de incubação da doença, o qual é contado a partir da data do último contato com uma pessoa doente ou desde que o indivíduo saiu de uma área considerada de alto risco de infecção. No caso da COVID-19, o período de incubação é de 14 dias.
Fonte:
Ratificação
Descrição: O ato de ratificação das dispensas de licitação equivale ao de homologação praticado nos certames licitatórios. Assim, ao ratificar o processo de dispensa, a autoridade confirma a validade do referido procedimento, bem como afirma o interesse da Administração na prestação do serviço a ser contratado.
Fonte:
Receita Pública
Descrição: Compreende todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para alocação e cobertura das despesas públicas. Dessa forma, todo o ingresso orçamentário constitui uma receita pública, pois tem como finalidade atender às despesas públicas.
Fonte:
Taxa de incidência
Descrição: Número de casos confirmados de COVID-19 para cada 100 mil habitantes.
Fonte:
Taxa de mortalidade
Descrição: Número de óbitos confirmados de COVID-19 para cada 100 mil habitantes em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Fonte:
Termo de Referência
Descrição: Documento em que a administração esclarece aquilo que realmente precisa, trazendo os elementos necessários à sua perfeita contratação e execução, como a justificativa adequada da contratação e a definição e especificações do objeto. O Termo de Referência servirá de fonte para guiar a aquisição de bens ou a contratação dos serviços.
Fonte:
Unidade Orçamentária
Descrição: É a repartição pública da Administração Direta a que a Lei do Orçamento atribui, especificamente recursos para o atendimento de seus programas de trabalho e sobre os quais exerce o poder de disposição.
Fonte:
Carregando...
Listagem dos Empenhos
Detalhe do Empenho
Listagem dos Empenhos Liquidados
Detalhe da Liquidação
Detalhes Licitação
Detalhes Esclarecimento
Detalhes Impugnação
Detalhe Nota Fiscal
Listagem dos Empenhos Pagos
Detalhe do Pagamento